Continuo fazendo investimento Anjo?
Por conta da minha atividade de Diretor na Bossa Nova Investimentos e pelo estágio de investimento ser Pré-Seed que me especializei, muitos acreditam, principalmente meus colegas investidores e mentores no Ecossistema, que PAREI de fazer investimento Anjo na Pessoa Física.
Nunca parei de fazer investimento Anjo, explico:
Há 12 anos, comecei a fazer investimento em Startups, após a minha tentativa fracassada de captar investimento para um e-commerce de ingressos chamado de Show de Ingressos. Tentei captar no Criatec aqui no Brasil e também no fundo Accel no Silicon Valley , mas em ambos as tentativas, os fundos me deram NÃO. Daquele ponto em diante entendi o que precisava fazer para captar, mas terminei mudando de lado e comecei a fazer investimentos, onde aprendi, errei, acertei e desenvolvi uma verdadeira paixão pelo investimento Anjo.
Os primeiros anos foram de puro aprendizado, com ajustes até começar em 2013 a investir melhor e de forma profissional. Dali por diante acumulei diversos casos de boas Startups no meu portfólio. Hoje, vendo as startups de sucesso que já passaram por mim, inclusive com vários Exits acumulados, percebo claramente que serviram de base e referência para chegar até onde cheguei hoje e me ensinaram a ser muito mais humano e assertivo.
Não somente isso, ajudei a evangelizar o investimento anjo no Brasil, mostrando aos Empreendedores como captar corretamente e incentivando empresários a investirem. Foram centenas de palestras e conferências gratuitas nesses últimos 10 anos, ajudei quase todos as comunidades de Startups com mentorias e workshops, além de diversas colaborações em hubs, eventos e missões Internacionais e também em entidades como FIESP, INOVATIVA, ASSESPRO, SEBRAE e ANJOS DO BRASIL; Lancei o livro Smart Money que se tornou um Best Seller por ajudar de verdade milhares de Empreendedores a entender a Jornada e como pensa um Investidor;
Desenvolvi um programa de TV educativo e de entretenimento na RedeTV! e Jovem Pan chamado [O Anjo Investidor] — que está na 2a. temporada e que faz investimento de verdade, para ampliar e democratizar o acesso ao Capital Empreendedor; Nessa linha de divulgação e educação, sou sócio do influenciador financeiro Thiago Nigro em uma Escola de Smart Money e Nova Economia chamada de SME que educa, faz e mostra investimento Anjo na prática e que tem um novo Podcast sobre STARTUPS dentro do já consagrado podcast #PrimoCast do Primo Rico.
Durante a Pandemia, enquanto muitos investidores ficaram estagnados e assustados, eu e outros Anjos otimistas continuávamos investindo e divulgando publicamente a força dessa classe de Ativo; E agora por último, desenvolvi também uma ferramenta GRATUITA para ajudar Empreendedores a calcular de forma mais simples e automática o seu VALUATION, para ter pelo menos uma base/estimativa no modelo de autodeclaração, dentro de pesos, múltiplos e critérios que eu uso pessoalmente. — > Quanto Vale a Sua Startup?
Além é claro, de ter feito diversos investimentos Anjo diretamente pela minha Pessoa Física.
Antes de ser incorporado junto com Pierre Schurmann pela Bossa Nova em 2015 e fazer a minha saída técnica dos investimentos realizados, eu acumulava 40 Startups no meu portfólio, o que já me deixava em posição privilegiada de ter larga experiência prática como Investidor Anjo.
Em 2016, como Diretor no Venture Capital Bossa Nova, desenvolvemos uma TESE de Investimento para continuar investindo no estágio mais inicial chamado de Pré-Seed, que seria um estágio logo após o Investimento Anjo. Mas em um modelo muito similar ao Anjo onde de alguma forma continuaríamos "pegando na mão" do empreendedor e ensinando novos investidores e Investidores Anjo a co-investirem conosco. Fomos estruturando e evoluindo, chegando a mais de 500 Startups investidas em 2020.
Apesar da Bossa Nova tomar muito meu tempo, eu nunca deixei de compartilhar meu conhecimento e ajudar o ecossistema, e claro, NÃO deixei de fazer investimento Anjo na física, inclusive também co-investindo com outros Investidores Anjo. Tanto é que recebi por 3 anos o Prêmio Startup Awards da comunidade Empreendedora, como o Melhor Investidor Anjo no Brasil.
Mas porque continuar investindo na Pessoa Física se a Bossa Nova também investe nesse Estágio?
Simples, porque são startups fora da tese de Bossa Nova e são negócios que me apaixono por algum motivo. Só a título de exemplo, nos últimos DOIS ANOS fiz inve$timento pessoal na HelloFan, na GoNew, na WeMentor, na FlexInterativa, na Drinquis, na Smart Money Education, na Simp Digital, entre outras. Isso me deixa ATIVO e muito perto do conceito e definição original do que venha a ser um investidor anjo:
"O Investimento Anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups)" Definição da entidade Anjos do Brasil.
Quem pode me credenciar como um bom Investidor Anjo? Não somente a comunidade e os Empreendedores que de alguma forma continuam sendo impactados pelo meu trabalho, mas principalmente os fundadores das Startups investidas.
Toda essa experiência e ensinamentos me credenciam a ser um Empreendedor que investe, um ANJO INVESTIDOR. (no meu conceito)
Continuar sendo Investidor Anjo é o meu combustível aditivado para trabalhar ainda mais em prol da comunidade, continuar colaborando com o mercado e fazer o que mais gosto na vida:
INVESTIR em GENTE!
.