Benefícios: A chave para atrair e reter Talentos.

João Kepler
3 min readSep 20, 2024

Como venho reforçando em meus textos, o mercado está em constante transformação e as empresas precisam se adaptar. Já não basta oferecer salários competitivos ou ambientes descontraídos. Hoje, os colaboradores estão em busca de algo a mais: flexibilidade.

É exatamente aí que entra a importância de um cartão único de benefício flexível. Imagine dar aos seus colaboradores a liberdade de escolher como, quando e onde usar seus benefícios? Isso não só aumenta o engajamento, como também transforma completamente a experiência de trabalho.

Os benefícios tradicionais, como vale-alimentação e vale-refeição, já não são suficientes para atender às necessidades variadas e crescentes dos times.

Estamos em um momento empresarial onde soluções flexíveis deixaram de ser apenas diferenciais, se tornaram essenciais. Por isso, um único cartão que agrupa diferentes tipos de benefícios, como alimentação, cultura, educação, incentivos, lazer, mobilidade e saúde, oferece uma liberdade de escolha incomparável e uma conveniência que simplifica a vida dos colaboradores e da própria empresa, é tão importante.

Agora, pense no RH. Em vez de lidar com múltiplos sistemas, vales e processos, um cartão flexível centraliza tudo. Isso significa menos burocracia e mais controle. Além disso, as Plataformas de Gestão de Benefícios oferecem relatórios completos, permitindo monitoramento detalhado e ajustes rápidos nas políticas, tudo de maneira estratégica. É uma solução que agrega valor tanto para a empresa quanto para os funcionários e também para os prestadores de serviços.

Trabalhos itinerantes, remotos ou híbridos exigem uma abordagem ainda mais inteligente na gestão de pagamentos. Por isso, um cartão único, aceito em qualquer lugar, em todo o Brasil e com múltiplos benefícios, permite que cada colaborador personalize sua experiência de acordo com suas necessidades e estilo de vida e trabalho.

A flexibilidade se tornou uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos. E isso é respaldado por diversos especialistas e pesquisas: a consultoria Robert Half revela que 67% dos trabalhadores gostariam de poder escolher seus benefícios conforme suas necessidades, a Wellhub aponta que 80% dos brasileiros acreditam que o bem-estar é tão importante quanto o salário. O relatório Global Talent Trends, confirma que salário e benefícios são prioridades na busca por um novo emprego.

Vou além: não é só uma questão de praticidade e flexibilidade, mas também de estratégia. Empresas que adotam benefícios flexíveis fortalecem sua marca, atraem talentos mais qualificados, reduzem drasticamente a rotatividade e geram PERTENCIMENTO.

Na minha própria experiência, tenho recomendado o iFood Benefícios e seu cartão único e flexível nas empresas investidas pela Equity Fund Group e posso garantir: funciona. As equipes ficam mais engajadas, satisfeitas e a gestão do RH se torna integrada (tudo em um único fornecedor), com mais controle, mais simplicidade e o melhor, sem custos adicionais de adesão, emissão, entrega ou administração deste benefício. Gravei até um vídeo no Instagram mencionando exatamente isso.

Mas ai você me pergunta: "João, vou aumentar meus custos? Vou ter que gastar para fornecer isso ao meus colaboradores?" A resposta é simples: NÃO vejo isso como custo, enxergo como investimento que tem sim ROI. Mas além disso, os benefícios podem ser agregados a remuneração e podem também ser auxílios extra-salários, já outros pode ser usados como prêmios ou bônus. Alguns desses benefícios também tem a possibilidade de descontar parte do funcionário CLT na folha. (respeitando os limites legais)

A melhor maneira de saber se sua empresa precisa de um cartão de benefício flexível é ouvindo o que os colaboradores pedem. Mas de qualquer forma, fique sabendo que a entrega e o resultado de um colaborador está diretamente ligada a sua saúde física, emocional, financeira e na satisfação com o ambiente de trabalho. Portanto, é natural que eles valorizem novos benefícios.

Se você ainda não oferece um cartão de benefício flexível para seus colaboradores, está na hora de repensar sua estratégia. O mercado não espera, e os talentos também não. Implante e depois venha me contar aqui os seus resultados.

Pense nisso!
@JoaoKepler

--

--

João Kepler
João Kepler

Written by João Kepler

Escritor l Educador l Anjo Investidor l CEO Equity Fund Group l CVO Bossa Invest l Investindo em GENTE e em NEGÓCIOS.

No responses yet