A Vaca foi pro Brejo?

João Kepler
3 min readMar 7, 2025

Você já se perguntou o que faria se perdesse aquilo que te sustenta?

Pode ser o emprego, o principal cliente, o contato influente, aquela estabilidade que parecia muito segura? A maioria das pessoas entraria em pânico, reclamaria da sorte, culparia o mundo, o governo ou qualquer outro fator externo.

Poucos conseguem enxergar o que realmente aconteceu. E acredite, essa situação pode ter sido a melhor coisa.

Deixa eu te contar uma história para ilustrar o que eu quero te dizer:

Seu Pedro era um homem simples, que morava em um sítio no interior do Nordeste. Sua única fonte de sustento era uma Vaca leiteira. Ele tirava o leite para beber e vender, garantindo o mínimo para sobreviver. Certo dia, um homem, seu Jorge apareceu interessado em comprar o site, mas seu Pedro negou imediatamente. “Eu não posso vender”, disse ele. “Não sei fazer outra coisa, não tenho para onde ir e, além disso, tenho minha Vaquinha.

O comprador que tinha a intenção de explorar aquele sítio em um local turístico, percebeu que seu Pedro estava "preso" e acomodado apenas por causa do animal. Então, na calada da noite, tomou uma atitude drástica e levou a única Vaca do seu Pedro até o precipício e a empurrou no brejo.

Na manhã seguinte, ao perceber que sua única fonte de sustento havia desaparecido, Seu Pedro ficou desolado. Sem outra opção, terminou aceitando vender o sítio, tomou coragem e partiu para aventurar na Capital.

A vida obrigou a seu Pedro a se reinventar. Com o novo ambiente, fez novas amizades, aprendeu novas habilidades, descobriu novas oportunidades e prosperou na vida.

Quinze anos depois, movido pela nostalgia, seu Pedro resolveu visitar o antigo sítio no interior para ver como as coisas estavam. Para sua surpresa, nada havia mudado. A mesma cerca caída, a mesma casa humilde, o mesmo cenário de sempre, como se o tempo tivesse parado. A única diferença era que agora ele era um homem próspero, enquanto aquele pedaço de terra continuava exatamente como ele o havia deixado. E o seu Jorge, o comprador? Ainda estava lá! Como não conseguiu investimento para fazer a reforma no sítio, se acomodou e terminou vivendo da mesma forma que seu Pedro vivia, se sustentando de uma outra e única Vaca leiteira.

Agora, olhe para sua vida. Qual é a sua vaca? O que você tem se agarrado por medo de perder, mas que pode estar te limitando?

Pode ser um negócio que sobrevive, mas não cresce. Pode ser um relacionamento que te dá segurança, mas não felicidade. Pode ser um trabalho que pague as contas, mas não te desafia.

A grande ilusão é acreditar que essa "Vaca" te mantém seguro. Mas e se for justamente o contrário? E se ela estiver impedindo você de descobrir algo muito maior?

O desconforto sempre foi o motor da evolução. Se seu Pedro não tivesse perdido a Vaquinha dele, estaria até hoje naquele mesmo sítio, vivendo do mínimo e se contentando com o pouco. A verdade é que muitas pessoas só se movem quando estão incomodadas ou por circustâncias. Mas e se, ao invés de esperar que o destino jogue sua "Vaca" no brejo, que tal você mesmo tomar essa decisão?

Sim claro, recomeçar dá medo. Sim claro, uma incerteza incomoda. Mas o que te assusta mais? Arriscar algo novo ou passar a vida toda lidando com a escassez que só te sustenta e nada mais?

O mundo não vai considerar seu potencial enquanto ele estiver escondido. Cabe a você se movimentar, aprender, criar, se expor e provar seu valor. A chave está em sair do campo da necessidade e buscar as oportunidades.

Então, seja sincero consigo mesmo, sua vaca já foi pro brejo ou você ainda está segurando a sua vaquinha com medo de perder?

Pense Nisso! @JoaoKepler

--

--

João Kepler
João Kepler

Written by João Kepler

Escritor l Educador l Anjo Investidor l CEO Equity Fund Group l CVO Bossa Invest l Investindo em GENTE e em NEGÓCIOS.

No responses yet